logo

O Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, acolhe de 13 à 20 de Dezembro de 2025 a IIª Reunião Transnacional do Projecto MPIPrevEdu.

Teve início, no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), a Segunda Reunião Transnacional do Projecto MPIPrevEdu, no âmbito do programa ERASMUS-EDU-2024-CBHE (Ref.ª 101179580), um projecto internacional co-financiado pela União Europeia.
O MPIPrevEdu tem como principal objectivo capacitar as instituições de ensino superior da África Subsariana para formar estudantes de enfermagem em práticas sustentáveis e inovadoras de controlo de infecções maternas no período periparto, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde materna e neonatal.
O projecto conta com um financiamento global de 800.000 euros, estruturado em seis pacotes de trabalho, e tem a sua conclusão prevista para Dezembro de 2027.
Integram o consórcio do MPIPrevEdu a Universidade Católica de Moçambique, a Universidade de Lúrio (Moçambique), o Instituto Superior Politécnico Privado da Catepa (Angola), o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul – ISPCS (Angola), que acolhe o presente encontro, a Universidade de Valladolid (Espanha) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal).
A cerimónia oficial de abertura foi presidida pelo Dr. José Eduardo, em representação do Professor Doutor Narciso Benedito Governador Provincial do Cuanza Sul, e contou com a presença de diversas entidades de relevo, entre as quais o Director Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Amílcar Tomé, a Coordenadora Geral do Projecto, Dra. Maria da Conceição, bem como o Presidente do ISPCS, Dr. Raimundo Kwaya, acompanhado pelos seus Vice-Presidentes.
O acto foi ainda prestigiado por membros das delegações das instituições parceiras do projecto, pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde, directores de hospitais de referência da província, docentes, estudantes e convidados, num ambiente de partilha científica e reforço da cooperação académica internacional.
Ao longo dos dias de tarbalho, os participantes irão discutir, analisar o progresso das actividades já desenvolvidas, alinhar estratégias para a implementação dos próximos pacotes de trabalho e reforçar as sinergias institucionais, com vista ao alcance dos objectivos do projecto.

CONFIRA AS EVIDÊNCIAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *