O curso de graduação em Zootecnia em seu conjunto atende não só o perfil do formando, como também, desenvolve competências e habilidades nos estudantes e procura garantir a coexistência entre teoria e prática capacitando o profissional adaptar-se as novas situações. Os conteúdos curriculares revelam inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo perspectiva histórica e contextualizada relacionadas com os aspectos políticos, económicos, sociais, ambientais e culturais, utilizando tecnologias inovadoras.
O estudante que pretende ingressar no curso de Zootecnia deve ter o Ensino Médio concluído de/ou produção Animal, sólidas bases Biologia, Matemática, Química, Geografia, Física, Desenho Técnico, Língua Portuguesa e Edução Física acima de tudo ter consciência que a produção animal é feita nas zonas rurais.
O curso de Zootecnia visa a formação superior sólida de profissionais para actuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, através da aplicação dos factores de produção, visando o aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade em que estiver inserida com consciência ética, política, humanista e ambiental. O profissional formado em Zootecnia é denominado de Zootécnico.
O Zootécnico é um profissional das Ciências Agrárias responsável péla criação racional de animais domésticos ou em domesticação (silvestres). Seu trabalho começa antes do animal nascer, com aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações; acompanha a vida do animal, controlando a nutrição e maneio do rebanho e fiscaliza os alimentos produzidos após o abate. Compete ainda ao Zootécnico, o registro e controlo dos animais por meio das associações de raças e do supervisionamento de exposições oficiais a que concorrem esses animais.
O Zootécnico deve apresentar raciocínio lógico, interpretativo e analítico, bem como capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agro-industriais.
Os Zootécnicos podem trabalhar em fazendas, fábricas de ração, empresas de lacticínios, laboratórios, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e escolas.